Direito da Faceli promove mini curso

O assunto abordado é “Políticas de cotas raciais x ensino superior no Brasil”

Acontece na Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) um mini curso sobre “Políticas de cotas raciais x ensino superior no Brasil”. A atividade é destinada para os alunos de Direito e é uma iniciativa da coordenadora da graduação, Bethânia Belisário. Com carga horária de 10 horas/aula, o mini curso teve início dia 15 de setembro e ocorrerá durante quatro quartas-feiras.

A próxima aula será realizada nesta quarta-feira (22/09), na Faceli, das 18 às 19 horas. Segundo Bethânia Belisário que é também palestrante do mini curso, o evento tem como objetivo analisar as políticas de ação afirmativa e o acesso ao ensino superior com base na igualdade e proporcionalidade. Visa estudar o sistema cotas raciais como forma de acesso ao ensino superior no Brasil.

“Tanto os que são a favor quanto os que são contra a medida, o fazem com base no principio da igualdade. Para uns a implantação do sistema de cotas viola a igualdade, para outros a promove. Por tal razão, o intuito do mini curso é fazer com que o aluno compreenda ao final dele, se o sistema de cotas raciais para ingresso dos negros no ensino superior do Brasil viola ou promove a igualdade.”, afirmou a coordenadora.

O mini curso de Direito é mais uma oportunidade que a Faceli criou, através de programas de extensão, com o fim de manter o aluno do curso atualizado e fazê-lo desenvolver sua capacidade crítica e argumentativa sobre assuntos relevantes para a graduação.

Saiba mais sobre as Políticas de cotas raciais x ensino superior no Brasil

As políticas afirmativas surgiram nos EUA na década de 60, com o objetivo de incluir a minoria negra, marginalizada por aquela sociedade racialmente segregada. Vem sendo implantada aqui através do sistema de cotas desde 2003. O primeiro caso de cotas no Brasil se deu no Estado do Rio de Janeiro, visando possibilitar acesso de negros aos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Hoje mais de 68 universidades e faculdades implementam a medida que já beneficiou mais de 50 mil estudantes no Brasil. Trata-se de um tema atual e polêmico, que suscita dúvidas quanto à sua justiça, necessidade e constitucionalidade, e, vem tramitando no Supremo Tribunal Federal, devendo ser decidido até o final do ano pelo seu plenário.

Assessoria de comunicação

Secom (27) 3372-1853