Alunos da Faceli participam de atividades de campo

Ceplac e Vale estiveram no roteiro dos estudantes

Os alunos do curso de Tecnologia em Silvicultura da Faceli, já começaram a exercitar os conhecimentos deste semestre. É que eles participaram de uma aula prática de campo, realizada na Estação Experimental Filogônio Peixoto (ESFIP), que pertence à Ceplac.

Durante o dia de campo, os alunos aprenderam na prática o que estudaram na disciplina de Fertilidade, Uso e Conservação do Solo, ministrada pelo professor. Marco Antonio Galeas Aguilar.  Na oportunidade os estudantes coletaram amostras de solo, balizaram uma área para posterior aplicação de calcário e identificaram sintomas de deficiências nutricionais em plantas, atendendo assim, os objetivos propostos para a atividade.

Segundo a aluna do curso, Elda Paula Contarato, a aula de campo foi importante para seu aprendizado. “Em aulas como esta podemos colocar em prática o que vimos em sala de aula. Podemos ainda, tirar nossas dúvidas e verificarmos que certas tarefas que parecem ser simples tem um certo grau de dificuldade, que foi superada praticando a mesma situação, trocando experiências com o professor e colegas que estão acostumados com a lida no campo”, disse a aluna.

Para estudante Silvana Fiorini, “o dia de campo é uma ótima oportunidade de realizar na prática os conhecimentos construídos no decorrer do curso. A Ceplac está sempre de portas abertas para visitações e se tornou parceira no processo de nossa educação. Só temos a agradecer pela atenção e pela troca de experiências”, elogiou Silvana.

Na aula de campo os alunos foram recepcionados pelo Gerente Regional da Ceplac em exercício, Dr. Carlos Alberto Spaggiari Souza, que também auxiliou os estudantes na aula prática, mostrando aspectos da fertilidade do solo e sua aplicação nos cultivos do cacau e café. O dia no campo foi realizado na última quarta-feira (21/04)

A aula de campo na Estação pertencente à Ceplac é a soma de outras atividades realizadas pela coordenação dos cursos de Tecnologia, como a visita nas instalações da empresa VALE, em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, que aconteceu no dia 15 de abril. A vista contou com a participação dos alunos do curso de Gestão Ambiental e os professores Alcemar Gasparini e Marco Menegaz. Nessa data, eles assistiram palestras, visitaram o viveiro de produção de mudas e caminharam na trilha de reflorestamento e restauração da Mata Atlântica. No dia também foi feito o plantio de espécies de vegetais em extinção.

Assessoria de comunicação

Secom (27) 3372-1853